Offline
Algumas dicas sobre como lidar com a ansiedade durante a pandemia do Coronavírus – Covid-19.
06/04/2020 11:18 em Dicas

Algumas dicas sobre como lidar com a ansiedade durante a pandemia do Coronavírus – Covid-19

 

Evite o excesso de notícias

 

Estar bem informado sobre o novo Coronavírus é importante, até mesmo para acompanhar as medidas de segurança e saúde na luta contra o vírus. No entanto, o excesso de informações sobre o Covid-19 pode aumentar a ansiedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda separar alguns horários específicos para ver o noticiário sobre o tema. 

 

As pessoas também devem tomar cuidado com as Fake News sobre o coronavírus. Elas apelam para o sensacionalismo e causam ainda mais angústia na população. Opte por notícias de veículos responsáveis, com reconhecimento no mercado. No whatsapp, cuidado para não compartilhar informações incorretas. Por isso, tente checar em uma rápida pesquisa na internet se aquele conteúdo é verdadeiro. 

 

Saiba usar melhor o tempo em casa

 

Ficar em casa de quarentena pode aumentar a ansiedade de algumas pessoas. Por conta disso, é bom reforçar que esse período pode ser usado de diferentes formas. Saber o que fazer na quarentena ajuda a utilizar o tempo em casa da melhor forma, sendo possível até mesmo dar continuidade aos estudos e qualificação profissional. 

 

Faça meditação 

 

A técnica milenar chinesa é uma ótima ferramenta para lidar com a ansiedade. Em conjunto com a meditação, os exercícios de respiração também são eficientes no controle da angústia e do estresse. A prática tornou-se mais acessível com os aplicativos de meditação que ajudam a relaxar em casa. Dessa forma, cumprindo a recomendação de não sair de casa, é possível cuidar da saúde mental. 

 

Espalhe a positividade

 

Além de não compartilhar fake news e aumentar o caos e terror na população, a OMS também recomenda espalhar histórias positivas, como os casos das pessoas que estão se recuperaram do vírus e países que estão obtendo sucesso no controle da pandemia. Essa atitude possibilita se manter positivo mesmo em meio a toda agitação e ainda ajuda outras pessoas a fazer o mesmo. 

 

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

 

COMENTÁRIOS