Locutor
Thony Ghil
Biografia e Bibliografia de: Antônio José de Jesus Souza “Thony Ghil” Escritor, Radialista e empresário-Fundador da Associação Comunitária de Comunicação Social. “ACCS” Detentora da ZYS-633-Canal-285-Rádio Tropicália FM 104,9 MHZ de Macaúbas-Ba.

Natural de Macaúbas, Bahia, casado com Nésia Almeida, pai de Yanna kássia.
Thony Ghil nasceu no dia 26 de dezembro, filho de João José de Sousa e Francisca Maria de Jesus.
Proveniente de uma família numerosa, tem como Irmãos: Ananias, Carlinda, Lurdes, José Francisco, Francisco José, Luzia e Elinho.
Thony Ghil capacitou-se em vários cursos e recebeu inúmeros certificados ao longo da sua vida, com destaque para:
Cursos de Elaboração de Projetos Culturais.
Cursos de motivação intelectual e transcendência espiritual S.P.
Proder: Programa de Emprego e Renda.
Informática – Compustore Informática, Goiânia-Goiás.
Marketing e Gerência de vendas.
Certificado de consagração pública como o melhor comunicador do ano de 1998 outorgado pela Triângulo Produções e Promoções de Minas Gerais.
Certificado de melhor locutor do ano de 2001 e de melhor redator de jornal da imprensa do Sudoeste Baiano, onde trabalhou por mais de dois anos, outorgado pela Triângulo Produções e Promoções de Minas Gerais.
A vida estudantil de Thony Ghil foi iniciada na Escola Cônego Firmino Soares, onde cursou o primário. O 1º e 2° Graus foram cursados no Colégio Estadual Aloysio Short. Além disso, o autor é formado em Radiodifusão, Comunicação Social.
No setor de locução, Thony Ghil foi capacitado pelo SENAC de Guarulhos (São Paulo), registro n° 4058, às fls n.° 635, livro 13, e tem registro profissional na Bahia, sob o número DRT-3.250, podendo exercer as funções de: Locutor anunciador, locutor esportivo, locutor entrevistador, apresentador esportivo, apresentador animador, noticiarista de rádio e noticiarista de TV.
Thony Ghil estudou em Macaúbas (Bahia), Salvador (Bahia), Goiânia (Goiás) e São Paulo (São Paulo).


Thony recebeu: Moção de reconhecimento como melhor redator de jornal, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas, datada em 30 de abril de 1999.
Moção de reconhecimento como o primeiro radialista profissional de Macaúbas, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Macaúbas, datada de 30 de abril de 1999.

Fundador e Diretor da ZYS 633, Canal 285 - Rádio Tropicália Fm 104,9 Mhz de Macaúbas, licenciada em 26 de outubro de 2007, Thony Ghil também foi fundador da Biblioteca Tropicália, fundada em 23 de outubro de 2008, juntamente com os amigos Moacir Silva Santos, Rubenvaldo Magno Oliveira e cidadãos conscientes da importância da comunicação e da leitura.


Thony conquistou : Prêmio Qualidade, recebido no ano de 2008, por ter se destacado na pesquisa de opinião pública, na categoria de: Emissora de Rádio FM pela empresa Art’s Designer Produções Pesquisa e Publicidade e Prêmio Empresarial no ano de 2009 pelo primeiro lugar na audiência.
Prêmio de melhor Radialista e repórter de rádio em 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015 e 2016 pela objetiva pesquisa e divulgação, Art’s Designer e produções e êxito Pesquisa e Publicidade. Conquistou vários prêmios empresarial, já se destacando com honraria numa pesquisa de 2017.

Thony Ghil, Conquistou o primeiro lugar na audiência da Tropicália FM 104,9 em 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015 e 2016 e de meio de ano de 2017. “ Pesquisas populares”




Ao longo de sua carreira literária, Thony Ghil escreveu os livros:

1º Razões e Emoções
2º Dádivas de Macaúbas
3º O Silêncio das Almas
4º Consciência ao Vento
5º O Monte das Lágrimas


Razões e Emoções, a primeira obra. É um livro em que o autor inicia-se sua vida literária, ainda um pouco tímido nas palavras. Composto de poesias e frases que definem um pouco o sofrimento e a esperança desse jovem.

Dádivas de Macaúbas, seu segundo trabalho, um pouco regional e com definição do amor do escritor pela sua terra natal. Além de orações e poesias com temas de Macaúbas e seus encantos, na segunda parte o autor descreve um pouco do que sabe da história do município.

O Silêncio das Almas, é o seu terceiro livro, um trabalho mais profundo e espiritual, pois foi escrito após o autor ter participado de retiros espirituais em São Paulo, vindo a ler toda a Bíblia Sagrada.

Consciência ao Vento, seu quarto livro e o primeiro romance.
Consciência ao Vento é uma obra de ficção que narra os caminhos da mente de Ágata, desde a sua adolescência até a fase adulta. Neste caminho, após sofrer um duro golpe emocional, ela se vê num labirinto psicológico, adentrando os mistérios oníricos e tendo pressentimentos que a colocam no ápice do sofrimento.
No enredo, o autor procura abordar várias questões importantes, sob o ponto de vista social, cultural, místico, filosófico, educacional, religioso e afetivo, na tentativa de mostrar os avanços da ciência na área da psiquiatria, abordando a depressão, um mal que aflige cidadãos de todo o mundo.
Uma viagem fantástica de intuição, amor, ódio, sequestro, suicídio, assassinatos, ação policial e suspense até o último capítulo.
Na trama, o autor cita vários pontos turísticos e memoráveis da Bahia e de sua capital, Salvador, valorizando seus filhos ilustres e grandes pensadores da humanidade.

O Monte das Lágrimas, seu quinto livro, ainda desconhecido pelos seus leitores.